FantasLíngua XI: Palavra em movimento

voltar FantasLíngua XI: Palavra em movimento

Foi entre os dias 22 e 27 de fevereiro que o CNSB voltou a escrever mais um capítulo da sua “estória”, mostrando, uma vez mais, que o seu dia a dia se faz num espaço pleno de conhecimento e de criatividade. Durante estes dias didáticos, o Colégio tonou-se mais colorido com os aromas das diferentes manifestações culturais, resultado do trabalho de toda a comunidade educativa. Este ano, duplamente em festa, celebramos com especial entusiasmo o mérito dos 90 anos, que é o mesmo que dizer – o mérito de quantos por cá passaram e connosco fizeram a família que somos hoje. Há décadas que o Colégio liga gerações, vontades, concretiza sonhos e desenha um futuro de esperança no quotidiano que se tece, lado a lado, com a comunidade.

Foi uma viagem pelo universo da Palavra e das suas múltiplas formas e representações que pretendeu alargar horizontes, descobrir novos sentidos, novas linguagens, novas ações, virando a Palavra do avesso e apreendendo a realidade, os sentimentos e a vida.

Através da escrita, da música, da dança e da ilustração, refletimos e dialogamos com personalidades dos diferentes universos, nomeadamente autárquico, cultural, artístico e literário, a fim de celebrar a língua materna, enquanto elemento de identidade e de herança cultural. Assim, acolhemos, de forma hospitaleira, Elisa Cidade, João Paulo Correia, Ariana Cosme, Jorge Gabriel, Pedro Guilherme-Moreira, Isabel Rio Novo, Rui Miguel Andrade, Sofia Rente e Filipe Gaspar, Paula Sá, Gonçalves Guimarães, Helena Coutinho, Cátia e Mafalda Tavares, que, integrando o tema desta décima primeira edição do FantasLíngua, Palavra em movimento, continuaram a fazer caminho, num movimento ascensional, de há já nove décadas, iluminados pela PALAVRA criadora, geradora de vida! A palavra que lhe vem das origens fundacionais: Lúcere et fovere – iluminar e aquecer! Educar para humanizar!

 

Maria Luísa Pinto

[2018-02-27]

Destaques

Professores do CNSB retemperam forças
?? a história, lida ou contada nos próprios sítios em que se passou, tem outra graça e outra força??

O maior PI humano do Mundo pertence ao CNSB
14 de março, dia do Pi, foi assinalado, no livro do Guiness 2018, com a assinatura do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, que registou, de acordo com os dados oficiais, 847 participantes no evento.

Dia de África
Na passada sexta-feira, dia 25 de maio

Youth Start Entrepreneurial Challenges Ministries Commission II
No dia 8 de maio, o nosso colégio marcou presença no evento Ministries Commission II

Mais uma vez houve festa no CNSB!
Foi no passado dia 21 de maio que, juntando o final das comemorações dos 90 anos do CNSB

Sarau Gímnico Intercultural CNSB 2018
O Sarau gímnico do Colégio de Nossa Senhora da Bonança é, indubitavelmente, um dos momentos mais esperados do ano

Dia do PI
No âmbito da celebração do Dia Internacional do Pi

FantasLíngua XI: Palavra em movimento
Foi entre os dias 22 e 27 de fevereiro que o CNSB voltou a escrever mais um capítulo da sua ?estória?

Viagem a Paris do 9º ano, de 13 a 16 de fevereiro de 2018
Matematicamente falando, esta jornada traduz-se pelos números 5, 7, 8 e 12. O número 5 como hora de encontro no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, os números 7 e 8 como a hora do pequeno-almoço e o número 12 como a média de quilómetros que caminhávamos por dia.

ECOOPE - Entrepreneurial Cooperative Experience
Um grupo de sete alunos, do 11º e 12º anos e duas professoras do CNSB participaram no primeiro Ecoope Training