Dia do PI

voltar Dia do PI

No passado dia 14 de março, a comunidade do CNSB dirigiu-se à Serra do Pilar para construir o maior π humano de sempre, açambarcando assim o recorde mundial desta proeza aos impotentes alemães.

  Π é a constante matemática que se obtém ao dividir o perímetro de qualquer círculo pelo seu diâmetro. Atendendo às centenas de casas decimais descobertas até à data, é comum utilizar a aproximação 3,14. A escolha da data para comemorar o Dia Internacional do π (14 de março, 14/3) teve-a, aliás, por base. A sua representação diz respeito à décima sexta letra do alfabeto grego. Foi este mesmo símbolo que a comunidade Bonança recriou no Quartel da Serra do Pilar, com o intuito de bater o recorde do Guiness, que pertencia à Alemanha (589 participantes). Para que não restassem dúvidas nem fosse necessário recorrer à calculadora, o CNSB contou com a participação de 847 pessoas, incluindo alunos dos 3 aos 18 anos, professores, pais, funcionários, …

  Por volta das duas da tarde, os alunos do Ensino Secundário dirigiram-se, a pé e em massa, para o local. Cerca de meia hora mais tarde, uma frota de camionetas, onde seguiam os alunos do Pré-escolar e do Ensino Básico, abandonava o Colégio e viajava em direção ao quartel militar. Todavia, não era para a guerra que este exército se dirigia, mas antes para uma celebração. Sim, porque não faltou animação e música ao vivo, coordenada por um multifacetado DJ e mestre de cerimónias.

  À hora marcada, foram distribuídas capas impermeáveis azuis, para uniformizar os participantes (e como precaução, devido às condições atmosféricas incertas). Depois dos participantes tomarem o seu lugar, formando a imagem do π, foi necessário que todos permanecessem imóveis durante cinco minutos, enquanto um drone fotografava tudo diversas vezes. Estiveram presentes representantes do Guiness World Records, que irão avaliar as imagens, fazendo-as passar por um rigoroso escrutínio. Em termos numéricos, o recorde anterior foi superado, mas a oficialização deste facto pelo comité responsável só ocorrerá dentro de algumas semanas, se tudo estiver de acordo com os seus critérios.

  A comunidade Bonança pôde contar com o apoio do Exército durante toda a atividade, bem como com auxílio divino, pois São Pedro fez questão de conter a chuva durante a construção do π humano. Este padroeiro teria, decerto, outros afazeres, uma vez que teve de abandonar o local assim que a cerimónia terminou. Os participantes apenas tiveram tempo para ser presenteados com uma pequena lembrança antes de um forte e repentino aguaceiro se abater sobre eles sem dó nem piedade.

  Não obstante a trabuzana, o balanço do dia feito tanto por miúdos como por graúdos foi muito positivo. “Foi uma experiência enriquecedora, sobretudo porque provavelmente não teremos esta oportunidade outra vez na nossa vida”, afirma Lídia Duarte, mãe de dois alunos do Colégio. “Todos tirámos partido desta atividade, não só pela parte lúdica e pelas aprendizagens, mas também pelo convívio. À força de ficarmos aquele tempo à espera que cada um se posicionasse, tornámo-nos todos mais próximos (em ambos os sentidos) ”, declara Liliana Pinto, aluna do 7º ano A.

  Resta apenas aguardar pela decisão final do comité para certificar se este acontecimento irá ou não marcar a “Vida de Pi” e agradecer a todos quantos tornaram possível esta efeméride.

 Nuno Pinto
11º A

 

[2018-03-14]

Destaques

Laço Humano Azul
No passado dia 30 de abril, pelas 14 horas, os alunos do 1º Ciclo do CNSB dirigiram-se ao Centro Cívico de Vila Nova de Gaia para participar na construção de um laço humano azul, uma das atividades no âmbito do Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

Feira (I)limitada Porto
Nos dias 6 e 7 de maio, os alunos envolvidos no Programa A Empresa, da Junior Achievement Portugal (JAP), participaram na competição Feira (I)limitada Porto, que se realizou no Hard Club (Mercado Ferreira Borges, Porto) tendo passado à fase seguinte, Competição Nacional, a realizar em Cascais, na Casa das Histórias de Paula Rego, a 28 de maio. O evento consistiu na oportunidade das 40 miniempresas selecionadas (divididas em dois grupos de 20), das mais de 250 candidatas, apresentarem e testarem as suas ideias de negócio perante o grande público.

RobóticaCNSB
A participação da equipa RobóticaCNSB, no Festival Nacional de Robótica, na prova First Challenge, revestiu-se de grande interesse e importância para os intervenientes.

1º Campeonato Regional de Aloha
Aconteceu no dia 25 de Abril o 1º Campeonato Regional de Aloha Porto, campeonato regional de cálculo mental, pela Aloha Mental Arithmetic, tendo sido um dia muito especial para a grande família Aloha.

DAC 9º Ano
Quando os alunos de 9.º ano souberam da existência dum projeto, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular (DAC), ficaram desde logo bastante animados. Contudo, apesar de todo o entusiasmo, este projeto exigiu que puséssemos à prova os nossos conhecimentos das disciplinas de Português e Matemática, misturando-os com os nossos dotes para a interpretação e daí resultando este espetáculo extraordinário!

Visita de estudo a Vila do Conde
No dia 19 de março, pelas 9h10m, as turmas do 8º ano deixaram o colégio, acompanhadas pelas professoras Ana Elisa Freitas, Eva Batista e Irina Botelho, com destino a Vila do Conde para uma visita de estudo a uma nau quinhentista e ao Museu da Alfândega Régia de Vila do Conde.

Viagem Cultural a Paris
Aeroporto Sá Carneiro. A viagem começou com a concentração dos adolescentes, muito entusiasmados, pais com saudades antecipadas e professores repletos de responsabilidades. E o grau de emoção manteve-se elevado ao longo dos dias.

Viagem Cultural a Berlim
Durante a interrupção das atividades letivas do Carnaval, um grupo de alunas do 10º ano viajaram até Berlim.

Encontro de Alunos do 7º ano dos Colégios da CONFHIC
No dia 8 de março, por volta das 8.30h, nós, os alunos de 7º ano do CNSB, entrámos no autocarro e iniciámos a nossa viagem até ao Colégio Conciliar de Maria Imaculada, em Leiria. Chegámos por volta das 10.30h e, após um breve lanche, dirigimo-nos ao auditório onde vimos uma apresentação de dança e ouvimos um pequeno discurso.

TORNEIO DE FUTEBOL 1.º CICLO
A Apais quer agradecer a todos os que participaram no primeiro torneio de futebol