Professores do CNSB retemperam forças

voltar Professores do CNSB retemperam forças

“… a história, lida ou contada nos próprios sítios em que se passou, tem outra graça e outra força…”
 Almeida Garrett, Viagens na minha Terra

 

Apesar das dúvidas do itinerário, chegou o momento da fotografia de grupo e da partida.

Sempre atentos às mensagens que iam sendo enviadas e, ainda, sem certezas do percurso, a manhã ia prosseguindo e a boa disposição do grupo era visível e bem audível.

De “bilhete” na cabeça, diga-se chapéu, condição imposta pelo grupo dinamizador, todos se mostravam muito cúmplices e curiosos. Descoberto o destino, “Aveiro”, formados os grupos, foi tempo de percorrer uma longa Avenida e chegar ao cais, onde nos esperavam dois lindos moliceiros que nos transportaram até às salinas.

Embora o sol continuasse envergonhado, tivemos oportunidade de apreciar e contactar com o trabalho dos marnotos, de saborear a salicórnia e de conhecer os diferentes tipos de sal, bem como experienciar os produtos de cosmética oriundos deste “ouro branco”. Regressados aos barcos esguios e coloridos, com desenhos tradicionais e cores garridas, percorremos o outro lado da cidade.

Após o almoço, houve, ainda, um trabalho de grupo que exigiu criatividade e destreza pedonal e uma aula prática de gastronomia, onde todos, sem exceção, puderam pôr as mãos na massa, ou seja, nos emblemáticos e genuínos ovos moles.

A longa viagem de regresso mostrou que, apesar de as horam avançarem, a animação continuou sem grandes agitações para regozijo dos restantes passageiros do comboio.

Como conclusão, resta agradecer a todos quantos proporcionaram este excelente passeio que, para além dos aspetos pedagógicos, trouxe uma vivência lúdica que enriqueceu o dia e, como disse a coordenadora / organizadora deste evento, mostrou que com algumas palavras-chave tudo é possível.

Um OBRIGADA COLETIVO aos organizadores que nos levaram à Veneza Portuguesa e, também, um agradecimento à Direção, na pessoa da Irmã Cidália, Madre Superiora, pelo voto de confiança e pela presença neste dia tão “saboroso” ao reino do sal.

 

 

Maria Luísa Pinto
25 de julho de 2018

[2018-07-25]

Destaques

Dia Mundial da Saúde Mental
Tivemos a honra de contar com convidados, cujas intervenções foram de excelente qualidade

Dia de São Francisco
O Dia dos Animais e do seu Patrono, São Francisco de Assis, festeja-se a 4 de outubro. Sendo este, também, o padroeiro da CONFHIC, é natural que o seu dia seja celebrado todos os anos no nosso colégio. Este ano letivo, 2018-19, não foi, portanto, uma exceção.

Dia Europeu das Línguas
No dia 26 de setembro, comemorou-se o Dia Europeu das Línguas, instituído pelo Conselho Europeu em 2001

Professores do CNSB retemperam forças
?? a história, lida ou contada nos próprios sítios em que se passou, tem outra graça e outra força??

O maior PI humano do Mundo pertence ao CNSB
14 de março, dia do Pi, foi assinalado, no livro do Guiness 2018, com a assinatura do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, que registou, de acordo com os dados oficiais, 847 participantes no evento.

Dia de África
Na passada sexta-feira, dia 25 de maio

Youth Start Entrepreneurial Challenges Ministries Commission II
No dia 8 de maio, o nosso colégio marcou presença no evento Ministries Commission II

Mais uma vez houve festa no CNSB!
Foi no passado dia 21 de maio que, juntando o final das comemorações dos 90 anos do CNSB

Sarau Gímnico Intercultural CNSB 2018
O Sarau gímnico do Colégio de Nossa Senhora da Bonança é, indubitavelmente, um dos momentos mais esperados do ano

Dia do PI
No âmbito da celebração do Dia Internacional do Pi