Viagem Cultural a Berlim

voltar Viagem Cultural a Berlim

Durante a interrupção das atividades letivas do Carnaval, um grupo de alunas do 10º ano viajaram até Berlim.

Assim, no dia 3 de março, reuniram-se no aeroporto Francisco Sá Carneiro, por volta das 13:30, para iniciar a tão esperada viagem. A alegria e o entusiasmo eram visíveis e audíveis, pelas gargalhadas incessantes, partilhadas pelos professores, pais e alunas...

Após três longas horas de voo, era oficial! Estávamos, finalmente, em Berlim e, à nossa frente, ansiosamente, quatro dias para serem aproveitados ao máximo!

No segundo dia, as visitas iniciaram- se logo pela manhã com um espírito de aventura e curiosidade que se estendia a todos. Começámos, então, por visitar a Alexander Platz, praça que recebeu o seu nome em homenagem ao czar Alexandre I da Rússia, a 25 de outubro de 1805, seguida da visita ao museu de arte Pergamon, situado na Ilha dos Museus. Antes do almoço, fez-se ainda uma passagem pela imponente Catedral de Berlim. Após recarregarmos energias, estávamos novamente prontos para ouvir as histórias, que esta cidade tem para nos contar, e foi com este espírito de alegria, aventura e curiosidade que, durante a tarde, visitámos o Bairro de São Nicolau e a Igreja de Santa Maria - Marienkirche, a mais antiga de Berlim. Realizou-se, também, uma visita a um cemitério judaico, onde se encontram enterrados cerca de 2258 judeus. Após esta visita, parámos para lanchar no restaurante, The Sixties, com inspiração nos anos 60, onde toda a gente aproveitou para beber um batido. Posteriormente, visitámos, ainda, a Sinagoga Nova e a Rosenthaler Straße, antes de voltarmos novamente para o hotel.

No terceiro dia, as visitas iniciaram-se bem cedo, tendo sido este o dia mais preenchido da viagem! Começámos por visitar a East Side Gallery, onde se pode observar vestígios do Muro de Berlim e, ao longo do qual, caminhámos 5 km. Esta visita foi seguida pelo percurso da Avenida Unter den Linden, “ sob as tílias”, a célebre avenida traçada por Frederico Guilherme, em 1647, ladeada de monumentos do séc. XVII ao XIX, até à Porta de Brandemburgo. Posteriormente, passámos pelo Memorial do Holocausto, seguido de uma visita ao respetivo museu, que remete para os judeus assassinados durante a Shoah e, ainda, fizemos uma visita ao bunker do Hitler, bem como ao famoso Check-point Charlie, onde parámos para lanchar no Starbucks! Depois do lanche, voltámos ao roteiro, pelo que se seguiu um breve passeio pela Kurfurstendamm, uma grande avenida, onde tivemos a oportunidade de visitar a Igreja da Memória e, claro, como não podia faltar, o Hard Rock Café Berlin!

Por fim, no quarto dia, embora já com a sensação de partida, de uma cidade que nos tinha acolhido durante aqueles dias maravilhosos, foi em pleno espírito aventureiro e de iniciativa que, após o pequeno-almoço nos dirigimos para o Museu da História Alemã de onde seguimos no autocarro até Potsdam, onde chegámos mesmo a tempo de almoçar e de provar as tão famosas salsichas alemãs! Após o almoço, voltámos para o autocarro que nos levou até ao majestoso Palácio Sanssouci, onde viveu Frederico I durante o seu reinado. 

Após esta última visita, dirigimo-nos para o aeroporto com a mente mais aberta e já com saudades daquela que foi a experiência, que jamais será esquecida por todas nós! Auf Wiedersehen!

Maria Carolina, 10.º 1

[2019-03-09]

Destaques

Laço Humano Azul
No passado dia 30 de abril, pelas 14 horas, os alunos do 1º Ciclo do CNSB dirigiram-se ao Centro Cívico de Vila Nova de Gaia para participar na construção de um laço humano azul, uma das atividades no âmbito do Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

Feira (I)limitada Porto
Nos dias 6 e 7 de maio, os alunos envolvidos no Programa A Empresa, da Junior Achievement Portugal (JAP), participaram na competição Feira (I)limitada Porto, que se realizou no Hard Club (Mercado Ferreira Borges, Porto) tendo passado à fase seguinte, Competição Nacional, a realizar em Cascais, na Casa das Histórias de Paula Rego, a 28 de maio. O evento consistiu na oportunidade das 40 miniempresas selecionadas (divididas em dois grupos de 20), das mais de 250 candidatas, apresentarem e testarem as suas ideias de negócio perante o grande público.

RobóticaCNSB
A participação da equipa RobóticaCNSB, no Festival Nacional de Robótica, na prova First Challenge, revestiu-se de grande interesse e importância para os intervenientes.

1º Campeonato Regional de Aloha
Aconteceu no dia 25 de Abril o 1º Campeonato Regional de Aloha Porto, campeonato regional de cálculo mental, pela Aloha Mental Arithmetic, tendo sido um dia muito especial para a grande família Aloha.

DAC 9º Ano
Quando os alunos de 9.º ano souberam da existência dum projeto, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular (DAC), ficaram desde logo bastante animados. Contudo, apesar de todo o entusiasmo, este projeto exigiu que puséssemos à prova os nossos conhecimentos das disciplinas de Português e Matemática, misturando-os com os nossos dotes para a interpretação e daí resultando este espetáculo extraordinário!

Visita de estudo a Vila do Conde
No dia 19 de março, pelas 9h10m, as turmas do 8º ano deixaram o colégio, acompanhadas pelas professoras Ana Elisa Freitas, Eva Batista e Irina Botelho, com destino a Vila do Conde para uma visita de estudo a uma nau quinhentista e ao Museu da Alfândega Régia de Vila do Conde.

Viagem Cultural a Paris
Aeroporto Sá Carneiro. A viagem começou com a concentração dos adolescentes, muito entusiasmados, pais com saudades antecipadas e professores repletos de responsabilidades. E o grau de emoção manteve-se elevado ao longo dos dias.

Viagem Cultural a Berlim
Durante a interrupção das atividades letivas do Carnaval, um grupo de alunas do 10º ano viajaram até Berlim.

Encontro de Alunos do 7º ano dos Colégios da CONFHIC
No dia 8 de março, por volta das 8.30h, nós, os alunos de 7º ano do CNSB, entrámos no autocarro e iniciámos a nossa viagem até ao Colégio Conciliar de Maria Imaculada, em Leiria. Chegámos por volta das 10.30h e, após um breve lanche, dirigimo-nos ao auditório onde vimos uma apresentação de dança e ouvimos um pequeno discurso.

TORNEIO DE FUTEBOL 1.º CICLO
A Apais quer agradecer a todos os que participaram no primeiro torneio de futebol