Deputados por um dia

voltar Deputados por um dia

No passado dia 13 de março, no Auditório Venepor da Maia, realizou-se a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens do Secundário, subordinada ao tema “A Constituição que temos e a que queremos: Desafios ao Poder Local”, tendo o nosso colégio sido representado pelos alunos Francisco Gomes (10º ano), Pedro Lopes (12º ano) e Marta Naldinho (12º ano).

A sessão foi aberta pelo presidente da mesa que deu as boas vindas aos representantes das mais de quarenta escolas presentes. De seguida, tiveram lugar vários discursos de abertura por parte de diversas entidades e, ainda, um momento de esclarecimento de dúvidas com o deputado João Torres (PS) sobre o funcionamento da Assembleia da República, a vida de um deputado e outros temas da atualidade.

Após esclarecidas algumas das dúvidas das várias escolas, os deputados eleitos deram início a uma breve apresentação do seu projeto de recomendação, concretizado em três medidas discutidas e aprovadas nas respetivas sessões escolares.

Depois da apresentação dos projectos, tivemos oportunidade de colocar questões de forma a esclarecer alguns pontos das propostas anteriormente apresentadas, bem como de responder a questões colocadas por outros deputados. Seguiu-se a votação dos projetos de recomendação e a escolha daquele que iria servir de base ao debate na especialidade.

Concluída a sessão da manhã, seguiu-se o almoço na Escola Secundária da Maia. Foi um momento de convívio e de estreitamento de laços entre os participantes.

À tarde, retomados os trabalhos, os vários deputados dividiram-se em grupos de forma a debater e apresentar propostas de aditamento, de alteração de redação e de substituição ao projeto base mais votado.

Feita a entrega das propostas à mesa da Assembleia, deu-se início ao debate na especialidade e à votação das propostas dos vários grupos, tendo sido apenas aprovada mais uma medida.

Tiveram, ainda, lugar mais duas votações: a eleição dos deputados que vão representar o nosso distrito e a do porta voz do nosso círculo eleitoral.

O parlamento dos jovens é, assim, uma iniciativa que desenvolve as competências dos jovens para a intervenção cívica ativa e para o aprofundamento da consciência social necessárias à resolução dos problemas da vida em sociedade.

Apesar de não termos passado à fase seguinte, acabamos por ter uma votação significativa e intervir na defesa das ideias que consideramos serem as melhores. A nossa participação permitiu contribuir para a discussão sobre temas importantes para o nosso país, para além de darmos a conhecer o nosso colégio. Acreditamos que, efetivamente, temos o futuro nas nossas mãos e que podemos trabalhar para a construção de um mundo melhor

 

Francisco Gomes
Pedro Lopes
Marta Naldinho

[2017-03-21]

Destaques

CONCURSO "UMA AVENTURA LITERÁRIA 2017"
Uma vez mais, o CNSB participou no Concurso ?Uma Aventura Literária 2017?, promovido pela Editorial Caminho e, divididos por ciclos, associaram-se à iniciativa, individualmente, na modalidade de Texto Original.

SuperTmatik
Pelo segundo ano consecutivo, os alunos do segundo e terceiro ciclos do CNSB concorreram ao SuperTmatik.

Canguru Matemático sem Fronteiras
Foi com grande entusiasmo e alegria que os alunos que participaram no concurso Canguru Matemático sem Fronteiras viram os seus resultados serem publicados no passado dia trinta de maio

Um Conto Que Contas, Matemática e Português dão Prémios?!
CNSB, volta a pontuar

MELHOR ESCOLA
Vota no teu Jornal

Jantar de finalistas 2016/2017
E eis que o dia tão esperado chegou. Após tantos anos a ver os colegas mais velhos participarem no baile de finalistas, o nosso momento aconteceu. A cerimónia realizou-se no dia 28 de abril, na Quinta da Velha, em Crestuma.

Participação encorajadora dos nossos artistas fora de portas
Os alunos do 10º e 11º anos, de Artes, do CNSB, mostram o seu talento

Visita à cidade do Porto
Pouco passava das 14h do último dia do mês de março, quando a turma do agrupamento de Humanidades do 11º ano do CNSB rumou ao Porto. No âmbito da disciplina de História A, visitámos alguns dos mais belos monumentos da cidade invicta e de Vila Nova de Gaia.

VIAGEM CULTURAL 9.º ANO - Paris
Estava toda a gente no aeroporto à espera daquele que seria o voo que nos levaria a Paris

FANTASLÍNGUA X
Foi ao som das vinte e uma badaladas, do dia 17 de fevereiro, que iniciou a décima edição do FantasLíngua, subordinado ao tema ?BEM DITA PALAVRA?