Visita à cidade do Porto

voltar Visita à cidade do Porto

“(…) a história, lida ou contada nos próprios sítios em que se passou, tem outra graça e outra força; (…)”

Almeida Garrett

Pouco passava das 14h do último dia do mês de março, quando a turma do agrupamento de Humanidades do 11º ano do CNSB rumou ao Porto. No âmbito da disciplina de História A, visitámos alguns dos mais belos monumentos da cidade invicta e de Vila Nova de Gaia.

A primeira paragem foi a casa Barbot, que infelizmente se encontrava fechada para obras de restauro. Ainda assim, conseguimos apreciar a bela arquitetura do estilo Arte Nova, com os seus motivos florais e a utilização de vitrais.

Antes de passarmos a pé a ponte D. Luís, monumento integrado na arquitetura do ferro, vimos ainda, a partir do Jardim do Morro, o Mosteiro da Serra do Pilar monumento integrado na arte Barroca, bem como a beleza da cidade do Porto, visto da sua cidade vizinha.

Passada a ponte, visitamos a estação de S. Bento, um antigo convento dizimado por um incêndio que, por dentro, está totalmente coberto com azulejos do século XIX que representam acontecimentos da História de Portugal.

Ainda tivemos tempo de passar pelo Passeio das Cardosas e contemplar as enormes mudanças que ali ocorreram, nomeadamente uma área que antes era constituída por edifícios abandonados, e que, presentemente, é o espaço onde se localizam alguns dos melhores edifícios restaurados para a habitação do Porto.

Daí, seguimos em direção à emblemática  Rua das Flores. Ninguém diria que ainda há poucos anos esta rua se encontrava completamente abandonada. Hoje, é, provavelmente, a rua mais bonita do Porto, o que faz com que portuenses e estrangeiros, incluindo toda a nossa turma, olhem para todos os lados com olhares de espanto.

Depois, veio a difícil tarefa de subir a Rua dos Clérigos. No entanto, valeu a pena, pois pudemos apreciar a beleza da arquitetura Barroca do edifício, com os seus azulejos, a mármore, a talha dourada, e ainda o maior órgão de tubos da Europa.

Bem próximo deste espaço, encontra-se a luxuosa Livraria Lello e Irmão, com um estilo de construção que mistura a Arte Nova com o Neogótico, conhecida pela sua bela fachada, o enorme vitral que cobre quase a totalidade do teto, e a peculiar escadaria vermelha.

Finalmente, chegou o tão aguardado momento de descanso, na gelataria Spirito. De lá, íamos saindo debaixo do olhar incrédulo da professora Ana Elisa Freitas, chocada com a quantidade de gelados e cupcakes que trazíamos.

Mas a percurso não acabou aí. Visitámos, também, a Igreja do Carmo, de estilo barroco, e da entrada ainda vimos outro edifício histórico do Porto, de estilo Neoclássico, o Hospital de Santo António.

Descemos para a Avenida dos Aliados, onde pudemos apreciar, um em cada ponta, dois fantásticos edifícios: o Hotel Intercontinental e a Câmara Municipal do Porto.

Mesmo depois desta grande caminhada e de muitas queixas de dores nos pés, passamos pela Rua de Santa Catarina, onde se localiza o emblemático Café Majestic.

Seguimos a rua 31 de Janeiro em direção à estação de S. Bento para apanhar o metro que nos levaria de novo para Gaia e, como não poderia deixar de ser, aproveitamos a vista privilegiada para a Torre dos Clérigos onde tirámos umas belas fotos.

Acabámos este itinerário muito mais enriquecidos e a conhecer melhor a cidade vizinha e vamos, certamente, olhar para este burgo com outros olhos, fazendo a ligação entre a história e a sociedade.

[2017-04-10]

Destaques

Dia Mundial da Ciência
No passado dia 22 de novembro, celebrou-se o dia mundial da ciência

Comemoração do dia do Colégio
Nos dias 7 e 8 de dezembro do CNSB estará em festa

Concurso Juvenes Translatores
No dia 23 de novembro, e em representação do nosso colégio, cinco alunas do 12º ano participaram no Concurso Juvenes Translatores

Visita Cultural à Cidade do Porto
CNSB Intercultural - hospitalidade e Educação

CNSB Intercultural - Hospitalidade e Educação
Jantar de Acolhimento aos Nacionais de Países Terceiros (NPT)

Dia de S. Francisco no CNSB
Hoje, dia de S. Francisco de Assis, inspirador do carisma franciscano e nosso patrono

#FénaPaz #21setembro #DiadaPaz
Instituído em 1981 pelas Nações Unidas com o objetivo de sensibilizar para a necessidade de paz no mundo.

Um dia para recordar
O dia 14 de setembro começou bem cedo para os bailarinos do Colégio Nossa Senhora da Bonança

Abertura do ano letivo 2017-2018
Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito...

CONCURSO "UMA AVENTURA LITERÁRIA 2017"
Uma vez mais, o CNSB participou no Concurso ?Uma Aventura Literária 2017?, promovido pela Editorial Caminho e, divididos por ciclos, associaram-se à iniciativa, individualmente, na modalidade de Texto Original.