MELHOR ESCOLA

voltar MELHOR ESCOLA

 

O projeto “O Gaiense”, destinado a alunos do ensino secundário do Concelho de Vila Nova de Gaia, visou a criação de um jornal escolar, cuja preparação nos acompanhou desde janeiro. Foram meses de trabalho árduo, múltiplas reuniões, demonstrações de pontos de vista e de trocas de ideias. Contudo, o balanço é, indiscutivelmente, positivo.

Votar
Desde logo, abraçámos este projeto inédito com entusiasmo. Na verdade, a oportunidade de ver os textos da nossa autoria num jornal foi deveras aliciante e as ideias não tardaram a surgir, pelo que a distribuição equitativa de tarefas não deixou nenhum “jornalista” de fora, dado o volume de trabalho.

Desta forma, notícias, reportagens e cartoons foram, paulatinamente, ganhando dimensão e o orgulho de ver o resultado final, foi-se tornando cada vez mais real.

Fomos, ultrapassando obstáculos e começamos a passar do pensamento à ação, ou seja, ao papel. Só, então, compreendemos o intenso e rigoroso trabalho de um jornalista, que, num período de tempo muito reduzido, tem que tomar decisões

O projeto, para além de nos ter colocado na pele de um verdadeiro jornalista, ajudou-nos a melhorar a nossa responsabilidade, a nossa capacidade de escrita, o cumprimento de prazos e, mais importante de tudo, a nossa criatividade.

Demos o nosso contributo para que fechasse em grande, ou pelo menos é essa a nossa convicção. O nosso jornal abre as portas do conhecimento, mostrando quem somos, como escola e como cidadãos. Informa, onde e como vivemos, no passado e atualmente. Documenta e analisa a realidade dos nossos dias. Espicaça a curiosidade dos mais velhos e contribui para o enriquecimento cultural dos mais novos. Espelhamos a nossa visão de escola e de sociedade. Realizamos, pois, um bom trabalho.

Para além do jornal, produzimos um vídeo revelador do nosso trabalho de equipa e da nossa criatividade enquanto alunos do CNSB, fazendo eco dos nossos projetos e atividades. No programa Grandes Manhãs, do Porto Canal, mostramos, uma vez mais, que merecemos a confiança que depositaram na equipa.

Assim, resta, agora, apelar ao voto para que possamos ganhar um dos prémios, nomeadamente o Prémio Online, cuja votação se irá realizar de 8 a 18 de maio, na página do Facebook de O Gaiense. Para além deste prémio existem outros como: Melhor Jornal, Melhor capa, Melhor Grafismo, Melhor Fotografia, Melhor Reportagem, Melhor Entrevista… que irão ser entregues no dia 27 de maio na Gala “Melhor Escola”.

Estamos certos que, independentemente do resultado, demos o nosso melhor e a oportunidade de vermos o nosso jornal publicado foi um enorme reconhecimento. Foi, sem dúvida, uma aposta ganha. O nosso agradecimento ao Jornal, O Gaiense, pela iniciativa, que esperamos, muito sinceramente, que fique nos hábitos dos alunos das escolas de Vila Nova de Gaia. Até ao próximo ano! 

Marta Naldinho 12º ano

[2017-05-12]

Destaques

CONCURSO "UMA AVENTURA LITERÁRIA 2017"
Uma vez mais, o CNSB participou no Concurso ?Uma Aventura Literária 2017?, promovido pela Editorial Caminho e, divididos por ciclos, associaram-se à iniciativa, individualmente, na modalidade de Texto Original.

SuperTmatik
Pelo segundo ano consecutivo, os alunos do segundo e terceiro ciclos do CNSB concorreram ao SuperTmatik.

Canguru Matemático sem Fronteiras
Foi com grande entusiasmo e alegria que os alunos que participaram no concurso Canguru Matemático sem Fronteiras viram os seus resultados serem publicados no passado dia trinta de maio

Um Conto Que Contas, Matemática e Português dão Prémios?!
CNSB, volta a pontuar

MELHOR ESCOLA
Vota no teu Jornal

Jantar de finalistas 2016/2017
E eis que o dia tão esperado chegou. Após tantos anos a ver os colegas mais velhos participarem no baile de finalistas, o nosso momento aconteceu. A cerimónia realizou-se no dia 28 de abril, na Quinta da Velha, em Crestuma.

Participação encorajadora dos nossos artistas fora de portas
Os alunos do 10º e 11º anos, de Artes, do CNSB, mostram o seu talento

Visita à cidade do Porto
Pouco passava das 14h do último dia do mês de março, quando a turma do agrupamento de Humanidades do 11º ano do CNSB rumou ao Porto. No âmbito da disciplina de História A, visitámos alguns dos mais belos monumentos da cidade invicta e de Vila Nova de Gaia.

VIAGEM CULTURAL 9.º ANO - Paris
Estava toda a gente no aeroporto à espera daquele que seria o voo que nos levaria a Paris

FANTASLÍNGUA X
Foi ao som das vinte e uma badaladas, do dia 17 de fevereiro, que iniciou a décima edição do FantasLíngua, subordinado ao tema ?BEM DITA PALAVRA?