Abertura do ano letivo 2017-2018

voltar Abertura do ano letivo 2017-2018

“Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um chama-se ontem e o outro chama-se amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.”

Dalai Lama 

O ano tem 365 dias e todos eles são especiais, no entanto, ninguém fica indiferente ao primeiro dia de aulas. É um sentimento geral que o início do ano letivo é um recomeço. É o tempo de novas decisões, de novos projetos, de novas rotinas e de novas ideias a concretizar. Tudo é novo: os cadernos, os livros, as salas de aulas a cheirar a novo e até alguns rostos desconhecidos.

Assim, depois dos outros ciclos já terem tido o seu início por etapas, o despertador tocou a avisar que 8 de setembro era o dia da abertura oficial do novo ano letivo e, bem cedo, começou a fervilhar vida e alegria nos corredores do nosso Colégio.

Foi uma manhã repleta de mensagens positivas que pretenderam mostrar a todos quantos passaram pelo Salão de Festas que o CNSB tem objetivos bem definidos, reconhecidos no dia a dia da escola, nos valores veiculados, bem como na partilha de culturas e de saberes. Assim, as palavras de acolhimento da Madre Superiora fizeram uma viagem pela história para dar a conhecer as raízes e o radicalismo da Congregação que está a comemorar os 175 anos. Ao saltar para o presente, o Diretor Pedagógico realçou que “as paredes não são a escola”, a escola somos nós que a estamos a construir há já 90 anos.

Há, pois, uma longa caminhada percorrida, longas experiências protagonizadas pelas várias gerações de Irmãs, de Professores, de Colaboradores, de Pais e de alunos, que se orgulham de ter recebido esta herança e que continuam a testemunhar os valores autênticos, inspirados na fundadora da congregação Irmã Maria Clara do Menino Jesus. Na verdade, nós, que “somos Bonança”, somos os herdeiros de uma identidade que no momento atual continua a ser alimentada pela memória e pela renovação contínua, no intuito de alcançar a formação plena do aluno, com liberdade, autonomia, originalidade, capacidade crítica e de intervenção na sociedade.

É, pois, em festa que iremos continuar a honrar a família Bonança a quem desejamos os maiores sucessos.

Professora Maria Luísa Pinto

[2017-09-08]

Destaques

Dia do PI
No âmbito da celebração do Dia Internacional do Pi

FantasLíngua XI: Palavra em movimento
Foi entre os dias 22 e 27 de fevereiro que o CNSB voltou a escrever mais um capítulo da sua ?estória?

Viagem a Paris do 9º ano, de 13 a 16 de fevereiro de 2018
Matematicamente falando, esta jornada traduz-se pelos números 5, 7, 8 e 12. O número 5 como hora de encontro no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, os números 7 e 8 como a hora do pequeno-almoço e o número 12 como a média de quilómetros que caminhávamos por dia.

ECOOPE - Entrepreneurial Cooperative Experience
Um grupo de sete alunos, do 11º e 12º anos e duas professoras do CNSB participaram no primeiro Ecoope Training

CNSB celebra Natal Intercultural
O CNSB está em festa pelos seus noventa anos e quis partilhar com a família dos alunos do primeiro Ciclo a alegria de celebrar mais um Natal.

Café-concerto do secundário 2017
No dia 7 de dezembro, realizou-se o Café Concerto organizado pelos alunos do ensino secundário

Dia do Colégio 2017
O passado dia 8 de dezembro foi dia de festa para a família CNSB.

Dia Mundial da Ciência
No passado dia 22 de novembro, celebrou-se o dia mundial da ciência

Comemoração do dia do Colégio
Nos dias 7 e 8 de dezembro do CNSB estará em festa

Concurso Juvenes Translatores
No dia 23 de novembro, e em representação do nosso colégio, cinco alunas do 12º ano participaram no Concurso Juvenes Translatores