1º Ciclo

voltar

O 1.º Ciclo do Ensino Básico assume-se como espaço de continuidade e ampliação das aprendizagens realizadas anteriormente, na Creche e no Pré-Escolar.

A ação pedagógica é sustentada pelos documentos legais emanados pelo Ministério da Educação, pelo Projeto Educativo de Escola e pela Proposta Educativa da CONFHIC.

A matriz curricular apresenta-se dividida em áreas curriculares disciplinares e não disciplinares.

Enriquecendo a oferta curricular, surge o inglês, em todos os anos de escolaridade, lecionado por professores nativos, e o xadrez, que visa trabalhar competências de raciocínio lógico-matemático.

A participação em projetos de natureza diversa, como o “Aprender a Empreender”, pretende desenvolver múltiplas capacidades nos alunos, consolidando e ampliando saberes.

Do Plano Anual de Atividades constam, ainda, diversas iniciativas, no sentido de enfatizar datas e festividades, potenciando a dimensão cultural e contribuindo para a valorização de tradições e o estreitar de laços entre os diversos elementos da comunidade educativa.

Paralelamente à ação pedagógica, a dimensão humana e pessoal engrandece-se através de uma vivência cristã, pela participação em celebrações eucarísticas e momentos em comunidade.

O 1.º Ciclo do Ensino Básico conta com um corpo docente estável, empenhado e motivado, capaz de proporcionar experiências de aprendizagem que sejam significativas, diversificadas, integradoras e socializadoras, com a missão de contribuir para o desenvolvimento integral de cada aluno.

Cada criança é acolhida atendendo às suas características individuais (físicas, cognitivas e afetivas), potenciando-se o melhor que tem em si, através da vivência de valores humanos, cristãos e franciscanos.

A mancha horária letiva estende-se das 8h30 às 12h e das 13h30 às 15h30/16h30, alargada com a possibilidade de frequência de uma variada oferta de Atividades de Enriquecimento Curricular, no âmbito artístico, desportivo e cognitivo.

Valorizando-se o desenvolvimento de métodos e hábitos de trabalho e de estudo, os quais são pilares essenciais que sustentam e potenciam as práticas educativas dos níveis de escolaridade subsequentes, aposta-se no rigor e na concretização de um trabalho pedagógico sólido, assumindo-se como meta o alcançar de resultados que espelhem o percurso percorrido ao longo dos diferentes anos de escolaridade.

Destaques

CONCURSO "UMA AVENTURA LITERÁRIA 2017"
Uma vez mais, o CNSB participou no Concurso ?Uma Aventura Literária 2017?, promovido pela Editorial Caminho e, divididos por ciclos, associaram-se à iniciativa, individualmente, na modalidade de Texto Original.

SuperTmatik
Pelo segundo ano consecutivo, os alunos do segundo e terceiro ciclos do CNSB concorreram ao SuperTmatik.

Canguru Matemático sem Fronteiras
Foi com grande entusiasmo e alegria que os alunos que participaram no concurso Canguru Matemático sem Fronteiras viram os seus resultados serem publicados no passado dia trinta de maio

Um Conto Que Contas, Matemática e Português dão Prémios?!
CNSB, volta a pontuar

MELHOR ESCOLA
Vota no teu Jornal

Jantar de finalistas 2016/2017
E eis que o dia tão esperado chegou. Após tantos anos a ver os colegas mais velhos participarem no baile de finalistas, o nosso momento aconteceu. A cerimónia realizou-se no dia 28 de abril, na Quinta da Velha, em Crestuma.

Participação encorajadora dos nossos artistas fora de portas
Os alunos do 10º e 11º anos, de Artes, do CNSB, mostram o seu talento

Visita à cidade do Porto
Pouco passava das 14h do último dia do mês de março, quando a turma do agrupamento de Humanidades do 11º ano do CNSB rumou ao Porto. No âmbito da disciplina de História A, visitámos alguns dos mais belos monumentos da cidade invicta e de Vila Nova de Gaia.

VIAGEM CULTURAL 9.º ANO - Paris
Estava toda a gente no aeroporto à espera daquele que seria o voo que nos levaria a Paris

FANTASLÍNGUA X
Foi ao som das vinte e uma badaladas, do dia 17 de fevereiro, que iniciou a décima edição do FantasLíngua, subordinado ao tema ?BEM DITA PALAVRA?