1º Ciclo

voltar

O 1.º Ciclo do Ensino Básico assume-se como espaço de continuidade e ampliação das aprendizagens realizadas anteriormente, na Creche e no Pré-Escolar.

A ação pedagógica é sustentada pelos documentos legais emanados pelo Ministério da Educação, pelo Projeto Educativo de Escola e pela Proposta Educativa da CONFHIC.

A matriz curricular apresenta-se dividida em áreas curriculares disciplinares e não disciplinares.

Enriquecendo a oferta curricular, surge o inglês, em todos os anos de escolaridade, lecionado por professores nativos, e o xadrez, que visa trabalhar competências de raciocínio lógico-matemático.

A participação em projetos de natureza diversa, como o “Aprender a Empreender”, pretende desenvolver múltiplas capacidades nos alunos, consolidando e ampliando saberes.

Do Plano Anual de Atividades constam, ainda, diversas iniciativas, no sentido de enfatizar datas e festividades, potenciando a dimensão cultural e contribuindo para a valorização de tradições e o estreitar de laços entre os diversos elementos da comunidade educativa.

Paralelamente à ação pedagógica, a dimensão humana e pessoal engrandece-se através de uma vivência cristã, pela participação em celebrações eucarísticas e momentos em comunidade.

O 1.º Ciclo do Ensino Básico conta com um corpo docente estável, empenhado e motivado, capaz de proporcionar experiências de aprendizagem que sejam significativas, diversificadas, integradoras e socializadoras, com a missão de contribuir para o desenvolvimento integral de cada aluno.

Cada criança é acolhida atendendo às suas características individuais (físicas, cognitivas e afetivas), potenciando-se o melhor que tem em si, através da vivência de valores humanos, cristãos e franciscanos.

A mancha horária letiva estende-se das 8h30 às 12h e das 13h30 às 15h30/16h30, alargada com a possibilidade de frequência de uma variada oferta de Atividades de Enriquecimento Curricular, no âmbito artístico, desportivo e cognitivo.

Valorizando-se o desenvolvimento de métodos e hábitos de trabalho e de estudo, os quais são pilares essenciais que sustentam e potenciam as práticas educativas dos níveis de escolaridade subsequentes, aposta-se no rigor e na concretização de um trabalho pedagógico sólido, assumindo-se como meta o alcançar de resultados que espelhem o percurso percorrido ao longo dos diferentes anos de escolaridade.

Destaques

VIAGEM CULTURAL 9.º ANO - Paris
Estava toda a gente no aeroporto à espera daquele que seria o voo que nos levaria a Paris

FANTASLÍNGUA X
Foi ao som das vinte e uma badaladas, do dia 17 de fevereiro, que iniciou a décima edição do FantasLíngua, subordinado ao tema ?BEM DITA PALAVRA?

Viagem Cultural ao Norte de Itália
Uma vez chegados a solo italiano, a primeira visita teve lugar em Maranello, muito próximo da cidade de Modena

Cerimónia da 4º Edição do Selo Escola Intercultural
No passado dia 12 de janeiro, a direção do Colégio e a professora responsável pelo projeto de Interculturalidade do nosso Colégio deslocaram?se ao Centro Ismaili, em Lisboa, para receberem o Selo Escola Intercultural

Dia Mundial da Ciência
Na passada quinta-feira, dia 24 de novembro

Eurodeputado Paulo Rangel no nosso Colégio
No passado dia 25 de novembro de 2016, o excelentíssimo eurodeputado

Chá com poesia...
Poemas de Natal, Amor e afins?

CNSB celebra a Semana Missionária
na comemoração do 90º Dia Mundial das Missões

Dia de S. Francisco mobiliza toda a comunidade educativa
EDUCAR PARA HUMANIZAR!

Colégio Nossa Senhora da Bonança celebrou Dia Europeu das Línguas
O Colégio de Nossa Senhora da Bonança celebrou o Dia Europeu das Línguas, no dia 23 de setembro. Centenas de alunos exploraram a cidade de Gaia acompanhados pelos seus professores e participaram em atividades relacionadas com a diversidade das línguas europeias.