3º Ciclo

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O 3º ciclovisa a concretização dos princípios e valores presentes na proposta Educativa da CONFHIC/CNSBPretende-se que os alunos desenvolvam as aprendizagens em consequência das suas vivências académicas e experiências pedagógicas.

No âmbito da tarefa educativa, a Comunidade Educativa (CE) do Colégio de Nossa Senhora da Bonança (CNSB) desenvolve, contínua e solidamente, um Projeto Educativo (PE) centrado nos Alunos, que seja um verdadeiro instrumento de trabalho que ajude:

  •  a clarificar os nossos objetivos;
  • a executar uma melhor planificação da nossa ação educativa;
  •  a promover respostas adequadas aos programas curriculares, aos sonhos e às necessidades dos nossos educandos, agentes educativos e dos seus encarregados de educação (EE).

 

 

PRINCÍPIOS E VALORES:

 

  

 O CNSB é uma escola com:

  • uma Missão - promover uma aprendizagem de excelência, feliz, inovadora e em interioridade cristã;
  • uma Visão – ser o referencial da qualidade educativa, da excelência do saber ser, do escolher ser feliz;
  • Valores – privilegiar a alegria, amizade, criatividade, hospitalidade, interioridade, responsabilidade, solidariedade, entre tantos outros que não são preteridos. 

CNSB é uma escola que pretende:

  1. tratar cada pessoa da comunidade educativa do CNSB com respeito e dignidade; 
  2. propiciar uma cultura da tolerância e do direito à diferença;
  3. proteger e reconhecer o direito de cada um a uma educação de qualidade;
  4.  orientar atitudes e comportamentos em ordem ao bem comum ;
  5. proporcionar critérios de avaliação e de solução dos problemas através do diálogo, da comunicação aberta e da interajuda;
  6. reconhecer e valorizar o mérito, a dedicação e o esforço no trabalho, no desempenho escolar e na atenção ao outro. 


NESSE SENTIDO TEM PARA O PRÓXIMO BIÉNIO O LEMA  

 

 

  CNSB - Bonança + Espaço para Ser



O Currículo do Ensino Básico remete para um conjunto de aprendizagens e valores que os alunos desenvolvem e adquirem, evocando a sua organização, a sua hierarquização e articulação bem como a sua importância ao longo do percurso escolar.

A clarificação das competências a alcançar no final da educação básica toma como referentes os pressupostos da Lei de Bases do Sistema Educativo, sustentando-se num conjunto de valores e de princípios que a seguir se enunciam:

  1. A construção e a tomada de consciência da identidade pessoal e social;
  2. A participação na vida cívica de forma livre, responsável, solidária e crítica;
  3. O respeito e a valorização da diversidade dos indivíduos e dos grupos quanto às suas pertenças e opções;
  4. A valorização de diferentes formas de conhecimento, comunicação e expressão;
  5. O desenvolvimento do sentido de apreciação estética do mundo;
  6. O desenvolvimento da curiosidade intelectual, do gosto pelo saber, pelo trabalho e pelo estudo; 
  7. A construção de uma consciência ecológica conducente à valorização e preservação do património natural e cultural;
  8. A valorização das dimensões relacionais da aprendizagem e dos princípios éticos que regulam o relacionamento com o saber e com os outros.

Equacionaram-se à luz destes princípios as competências, concebidas como saberes em uso, necessárias à qualidade da vida pessoal e social de todos os cidadãos, a promover gradualmente ao longo da educação básica.

MEDIDAS DE APOIO E RECURSOS 

 

 

  1. Oferta de escola (OE) – são aulas com intuito de reforço do currículo para alunos com disciplinas sujeitas a exame;
  2. Aulas de Apoio, permanente e/ou pontual de reforço de conteúdos com particular ênfase nas disciplinas de Português, Matemática e áreas estruturantes; 
  3. Salas de estudo, apoiadas por professores, onde os alunos poderão realizar os trabalhos de casa e consolidar os conteúdos apreendidos diariamente nas diferentes disciplinas; 
  4. Caderneta do aluno, facilitadora da interação escola-família;
  5. Plataforma de E-learning - moodle
  6. Escola Virtual
  7. Biblioteca Escolar
  8. Quadros Interativos
  9. ...

AEC’S DIFERENCIADORAS

 

CNSB oferece, ainda, atividades de enriquecimento curricular (AEC’s). Da área artística à desportiva, da ciência à música, são uma mais-valia para o crescimento e formação dos nossos alunos.

Destaques

Professores do CNSB retemperam forças
?? a história, lida ou contada nos próprios sítios em que se passou, tem outra graça e outra força??

O maior PI humano do Mundo pertence ao CNSB
14 de março, dia do Pi, foi assinalado, no livro do Guiness 2018, com a assinatura do Colégio de Nossa Senhora da Bonança, que registou, de acordo com os dados oficiais, 847 participantes no evento.

Dia de África
Na passada sexta-feira, dia 25 de maio

Youth Start Entrepreneurial Challenges Ministries Commission II
No dia 8 de maio, o nosso colégio marcou presença no evento Ministries Commission II

Mais uma vez houve festa no CNSB!
Foi no passado dia 21 de maio que, juntando o final das comemorações dos 90 anos do CNSB

Sarau Gímnico Intercultural CNSB 2018
O Sarau gímnico do Colégio de Nossa Senhora da Bonança é, indubitavelmente, um dos momentos mais esperados do ano

Dia do PI
No âmbito da celebração do Dia Internacional do Pi

FantasLíngua XI: Palavra em movimento
Foi entre os dias 22 e 27 de fevereiro que o CNSB voltou a escrever mais um capítulo da sua ?estória?

Viagem a Paris do 9º ano, de 13 a 16 de fevereiro de 2018
Matematicamente falando, esta jornada traduz-se pelos números 5, 7, 8 e 12. O número 5 como hora de encontro no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, os números 7 e 8 como a hora do pequeno-almoço e o número 12 como a média de quilómetros que caminhávamos por dia.

ECOOPE - Entrepreneurial Cooperative Experience
Um grupo de sete alunos, do 11º e 12º anos e duas professoras do CNSB participaram no primeiro Ecoope Training