3º Ciclo

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O 3º ciclovisa a concretização dos princípios e valores presentes na proposta Educativa da CONFHIC/CNSBPretende-se que os alunos desenvolvam as aprendizagens em consequência das suas vivências académicas e experiências pedagógicas.

No âmbito da tarefa educativa, a Comunidade Educativa (CE) do Colégio de Nossa Senhora da Bonança (CNSB) desenvolve, contínua e solidamente, um Projeto Educativo (PE) centrado nos Alunos, que seja um verdadeiro instrumento de trabalho que ajude:

  •  a clarificar os nossos objetivos;
  • a executar uma melhor planificação da nossa ação educativa;
  •  a promover respostas adequadas aos programas curriculares, aos sonhos e às necessidades dos nossos educandos, agentes educativos e dos seus encarregados de educação (EE).

 

 

PRINCÍPIOS E VALORES:

 

  

 O CNSB é uma escola com:

  • uma Missão - promover uma aprendizagem de excelência, feliz, inovadora e em interioridade cristã;
  • uma Visão – ser o referencial da qualidade educativa, da excelência do saber ser, do escolher ser feliz;
  • Valores – privilegiar a alegria, amizade, criatividade, hospitalidade, interioridade, responsabilidade, solidariedade, entre tantos outros que não são preteridos. 

CNSB é uma escola que pretende:

  1. tratar cada pessoa da comunidade educativa do CNSB com respeito e dignidade; 
  2. propiciar uma cultura da tolerância e do direito à diferença;
  3. proteger e reconhecer o direito de cada um a uma educação de qualidade;
  4.  orientar atitudes e comportamentos em ordem ao bem comum ;
  5. proporcionar critérios de avaliação e de solução dos problemas através do diálogo, da comunicação aberta e da interajuda;
  6. reconhecer e valorizar o mérito, a dedicação e o esforço no trabalho, no desempenho escolar e na atenção ao outro. 


NESSE SENTIDO TEM PARA O PRÓXIMO BIÉNIO O LEMA  

 

 

  CNSB - Bonança + Espaço para Ser



O Currículo do Ensino Básico remete para um conjunto de aprendizagens e valores que os alunos desenvolvem e adquirem, evocando a sua organização, a sua hierarquização e articulação bem como a sua importância ao longo do percurso escolar.

A clarificação das competências a alcançar no final da educação básica toma como referentes os pressupostos da Lei de Bases do Sistema Educativo, sustentando-se num conjunto de valores e de princípios que a seguir se enunciam:

  1. A construção e a tomada de consciência da identidade pessoal e social;
  2. A participação na vida cívica de forma livre, responsável, solidária e crítica;
  3. O respeito e a valorização da diversidade dos indivíduos e dos grupos quanto às suas pertenças e opções;
  4. A valorização de diferentes formas de conhecimento, comunicação e expressão;
  5. O desenvolvimento do sentido de apreciação estética do mundo;
  6. O desenvolvimento da curiosidade intelectual, do gosto pelo saber, pelo trabalho e pelo estudo; 
  7. A construção de uma consciência ecológica conducente à valorização e preservação do património natural e cultural;
  8. A valorização das dimensões relacionais da aprendizagem e dos princípios éticos que regulam o relacionamento com o saber e com os outros.

Equacionaram-se à luz destes princípios as competências, concebidas como saberes em uso, necessárias à qualidade da vida pessoal e social de todos os cidadãos, a promover gradualmente ao longo da educação básica.

MEDIDAS DE APOIO E RECURSOS 

 

 

  1. Oferta de escola (OE) – são aulas com intuito de reforço do currículo para alunos com disciplinas sujeitas a exame;
  2. Aulas de Apoio, permanente e/ou pontual de reforço de conteúdos com particular ênfase nas disciplinas de Português, Matemática e áreas estruturantes; 
  3. Salas de estudo, apoiadas por professores, onde os alunos poderão realizar os trabalhos de casa e consolidar os conteúdos apreendidos diariamente nas diferentes disciplinas; 
  4. Caderneta do aluno, facilitadora da interação escola-família;
  5. Plataforma de E-learning - moodle
  6. Escola Virtual
  7. Biblioteca Escolar
  8. Quadros Interativos
  9. ...

AEC’S DIFERENCIADORAS

 

CNSB oferece, ainda, atividades de enriquecimento curricular (AEC’s). Da área artística à desportiva, da ciência à música, são uma mais-valia para o crescimento e formação dos nossos alunos.

Destaques

CONCURSO "UMA AVENTURA LITERÁRIA 2017"
Uma vez mais, o CNSB participou no Concurso ?Uma Aventura Literária 2017?, promovido pela Editorial Caminho e, divididos por ciclos, associaram-se à iniciativa, individualmente, na modalidade de Texto Original.

SuperTmatik
Pelo segundo ano consecutivo, os alunos do segundo e terceiro ciclos do CNSB concorreram ao SuperTmatik.

Canguru Matemático sem Fronteiras
Foi com grande entusiasmo e alegria que os alunos que participaram no concurso Canguru Matemático sem Fronteiras viram os seus resultados serem publicados no passado dia trinta de maio

Um Conto Que Contas, Matemática e Português dão Prémios?!
CNSB, volta a pontuar

MELHOR ESCOLA
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Jantar de finalistas 2016/2017
E eis que o dia tão esperado chegou. Após tantos anos a ver os colegas mais velhos participarem no baile de finalistas, o nosso momento aconteceu. A cerimónia realizou-se no dia 28 de abril, na Quinta da Velha, em Crestuma.

Participação encorajadora dos nossos artistas fora de portas
Os alunos do 10º e 11º anos, de Artes, do CNSB, mostram o seu talento

Visita à cidade do Porto
Pouco passava das 14h do último dia do mês de março, quando a turma do agrupamento de Humanidades do 11º ano do CNSB rumou ao Porto. No âmbito da disciplina de História A, visitámos alguns dos mais belos monumentos da cidade invicta e de Vila Nova de Gaia.

VIAGEM CULTURAL 9.º ANO - Paris
Estava toda a gente no aeroporto à espera daquele que seria o voo que nos levaria a Paris

FANTASLÍNGUA X
Foi ao som das vinte e uma badaladas, do dia 17 de fevereiro, que iniciou a décima edição do FantasLíngua, subordinado ao tema ?BEM DITA PALAVRA?