Internato Feminino

voltar

O Internato feminino é uma realidade acarinhada e investida, pelas Irmãs, desde os começos desta Obra.

No inicio como forma de responder aos anseios de muitas famílias que, vivendo longe dos grandes centros, tinham dificuldades em poder garantir uma sólida formação académica às suas filhas.

Esta realidade alterou-se bastante quanto às motivações e opção por um internato; porém, os princípios estão presentes – a procura de uma excelente formação académica mas também, e especialmente, a procura de um acompanhamento humano e cristão que coincide, na maior parte dos casos com o ideal de educação, das famílias que servimos.

No passado como no presente, o internato tem uma vocação e sentido muito próprio: visa metas de formação pessoal, humana, cristã e académica que garantam o desenvolvimento intelectivo e relacional, destas jovens, com o máximo de autonomia, liberdade e responsabilidade.

Existe um regulamento, simples, mas específico para o internato em que a gestão do tempo e dos espaços ajuda a atingir as metas que nos propomos. Assim, estão consagrados tempos tempos fortes de estudo - esta é a grande tarefa das alunas! Este tempo de estudo organizado, sempre acompanhado por uma monitora (professora), ocupa três horas diárias mas também existem tempos de lazer e de convívio, ao longo do dia e à noite. O horário letivo é comum ao dos alunos externos e gozam do acompanhamento necessário em termos de estudo e atividades de enriquecimento curricular.

Destaques

Laço Humano Azul
No passado dia 30 de abril, pelas 14 horas, os alunos do 1º Ciclo do CNSB dirigiram-se ao Centro Cívico de Vila Nova de Gaia para participar na construção de um laço humano azul, uma das atividades no âmbito do Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

Feira (I)limitada Porto
Nos dias 6 e 7 de maio, os alunos envolvidos no Programa A Empresa, da Junior Achievement Portugal (JAP), participaram na competição Feira (I)limitada Porto, que se realizou no Hard Club (Mercado Ferreira Borges, Porto) tendo passado à fase seguinte, Competição Nacional, a realizar em Cascais, na Casa das Histórias de Paula Rego, a 28 de maio. O evento consistiu na oportunidade das 40 miniempresas selecionadas (divididas em dois grupos de 20), das mais de 250 candidatas, apresentarem e testarem as suas ideias de negócio perante o grande público.

RobóticaCNSB
A participação da equipa RobóticaCNSB, no Festival Nacional de Robótica, na prova First Challenge, revestiu-se de grande interesse e importância para os intervenientes.

1º Campeonato Regional de Aloha
Aconteceu no dia 25 de Abril o 1º Campeonato Regional de Aloha Porto, campeonato regional de cálculo mental, pela Aloha Mental Arithmetic, tendo sido um dia muito especial para a grande família Aloha.

DAC 9º Ano
Quando os alunos de 9.º ano souberam da existência dum projeto, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular (DAC), ficaram desde logo bastante animados. Contudo, apesar de todo o entusiasmo, este projeto exigiu que puséssemos à prova os nossos conhecimentos das disciplinas de Português e Matemática, misturando-os com os nossos dotes para a interpretação e daí resultando este espetáculo extraordinário!

Visita de estudo a Vila do Conde
No dia 19 de março, pelas 9h10m, as turmas do 8º ano deixaram o colégio, acompanhadas pelas professoras Ana Elisa Freitas, Eva Batista e Irina Botelho, com destino a Vila do Conde para uma visita de estudo a uma nau quinhentista e ao Museu da Alfândega Régia de Vila do Conde.

Viagem Cultural a Paris
Aeroporto Sá Carneiro. A viagem começou com a concentração dos adolescentes, muito entusiasmados, pais com saudades antecipadas e professores repletos de responsabilidades. E o grau de emoção manteve-se elevado ao longo dos dias.

Viagem Cultural a Berlim
Durante a interrupção das atividades letivas do Carnaval, um grupo de alunas do 10º ano viajaram até Berlim.

Encontro de Alunos do 7º ano dos Colégios da CONFHIC
No dia 8 de março, por volta das 8.30h, nós, os alunos de 7º ano do CNSB, entrámos no autocarro e iniciámos a nossa viagem até ao Colégio Conciliar de Maria Imaculada, em Leiria. Chegámos por volta das 10.30h e, após um breve lanche, dirigimo-nos ao auditório onde vimos uma apresentação de dança e ouvimos um pequeno discurso.

TORNEIO DE FUTEBOL 1.º CICLO
A Apais quer agradecer a todos os que participaram no primeiro torneio de futebol