Segurança

voltar

 

A segurança é uma das preocupações do colégio. Neste sentido, numa perspetiva, também formativa, a Escola dispõe de um Plano de Evacuação para que todos saibam o que fazer em caso de emergência grave.

Para que, em caso de emergência, tudo decorra com normalidade há que treinar e exercitá-lo com professores, funcionários e colegas. A prática permite aperfeiçoá-lo de maneira a que, numa situação de emergência real, todos saiam do edifício rapidamente e em segurança.

Instruções de Evacuação

Ao ser ouvido o sinal de alarme, devem seguir as instruções do professor.
Não se preocupem com o material escolar, deve ser deixado sobre as carteiras, saem e fecham a porta.
Seguem as setas de saída em silêncio.
Não deverão correr.
Descem as escadas encostados à parede. Nunca voltam atrás.
Não param na porta de saída. Esta deve estar livre.
Têm de dirigir-se para o local que o professor  indicar, para se apurar que não falta ninguém.

Instruções Gerais

Se houver uma situação de emergência no colégio, dispomos do seguinte alarme acústico para informação: a campainha normal emitirá 3 toques interrompidos por pausas.

É à direção da escola que compete decidir sobre a evacuação total ou parcial das instalações.

A coordenação da evacuação das turmas é feita pelo professor e um aluno, nomeado para o efeito e designado chefe de fila (delegado de turma). Em caso de evacuação, este segue sempre à frente da turma, enquanto o professor é o último a sair, de forma a certificar-se que não fica ninguém, a socorrer algum aluno que precise e a verificar que as portas e janelas ficam fechadas. 

Ao ser determinada a evacuação das instalações, não se preocupem com o material escolar, devem seguir, rigorosamente, as normas de evacuação.

Os alunos devem sair da sala em fila indiana, sem corridas, mas em passo apressado, seguindo as setas de saída, as instruções dos coordenadores de evacuação, devidamente identificados e que ocupam os locais estratégicos (pontos críticos) conforme previamente definidos.

Não pare nunca nas portas de saída. Estas devem estar livres. Se tiver que utilizar as escadas, encoste-se à parede.

Compete ao professor manter a ordem no ponto de reunião (recreio da entrada do colégio/recreio do 1º ciclo) e proceder à conferência dos alunos pelo que estes não devem abandonar o local sob qualquer pretexto e sem a devida autorização. 

O regresso à normalidade é definido exclusivamente pela direção da escola que informará pelos meios que considere convenientes.

Destaques

Laço Humano Azul
No passado dia 30 de abril, pelas 14 horas, os alunos do 1º Ciclo do CNSB dirigiram-se ao Centro Cívico de Vila Nova de Gaia para participar na construção de um laço humano azul, uma das atividades no âmbito do Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

Feira (I)limitada Porto
Nos dias 6 e 7 de maio, os alunos envolvidos no Programa A Empresa, da Junior Achievement Portugal (JAP), participaram na competição Feira (I)limitada Porto, que se realizou no Hard Club (Mercado Ferreira Borges, Porto) tendo passado à fase seguinte, Competição Nacional, a realizar em Cascais, na Casa das Histórias de Paula Rego, a 28 de maio. O evento consistiu na oportunidade das 40 miniempresas selecionadas (divididas em dois grupos de 20), das mais de 250 candidatas, apresentarem e testarem as suas ideias de negócio perante o grande público.

RobóticaCNSB
A participação da equipa RobóticaCNSB, no Festival Nacional de Robótica, na prova First Challenge, revestiu-se de grande interesse e importância para os intervenientes.

1º Campeonato Regional de Aloha
Aconteceu no dia 25 de Abril o 1º Campeonato Regional de Aloha Porto, campeonato regional de cálculo mental, pela Aloha Mental Arithmetic, tendo sido um dia muito especial para a grande família Aloha.

DAC 9º Ano
Quando os alunos de 9.º ano souberam da existência dum projeto, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular (DAC), ficaram desde logo bastante animados. Contudo, apesar de todo o entusiasmo, este projeto exigiu que puséssemos à prova os nossos conhecimentos das disciplinas de Português e Matemática, misturando-os com os nossos dotes para a interpretação e daí resultando este espetáculo extraordinário!

Visita de estudo a Vila do Conde
No dia 19 de março, pelas 9h10m, as turmas do 8º ano deixaram o colégio, acompanhadas pelas professoras Ana Elisa Freitas, Eva Batista e Irina Botelho, com destino a Vila do Conde para uma visita de estudo a uma nau quinhentista e ao Museu da Alfândega Régia de Vila do Conde.

Viagem Cultural a Paris
Aeroporto Sá Carneiro. A viagem começou com a concentração dos adolescentes, muito entusiasmados, pais com saudades antecipadas e professores repletos de responsabilidades. E o grau de emoção manteve-se elevado ao longo dos dias.

Viagem Cultural a Berlim
Durante a interrupção das atividades letivas do Carnaval, um grupo de alunas do 10º ano viajaram até Berlim.

Encontro de Alunos do 7º ano dos Colégios da CONFHIC
No dia 8 de março, por volta das 8.30h, nós, os alunos de 7º ano do CNSB, entrámos no autocarro e iniciámos a nossa viagem até ao Colégio Conciliar de Maria Imaculada, em Leiria. Chegámos por volta das 10.30h e, após um breve lanche, dirigimo-nos ao auditório onde vimos uma apresentação de dança e ouvimos um pequeno discurso.

TORNEIO DE FUTEBOL 1.º CICLO
A Apais quer agradecer a todos os que participaram no primeiro torneio de futebol